Sustentabilidade

O tema sustentabilidade ambiental é um tema muito discutido pela comunidade científica, mas somente a partir dos anos 70 e principalmente com as conferências de Estocolmo e Eco 92 ou Rio 92, a sociedade passou a enxergar o meio ambiente com outros olhos, dando a ela sua devida importância.

Dentre os vários fatores modeladores do espaço geoambiental, sem dúvidas o fator antrópico situa-se no topo da lista, visto que, toda e qualquer ação do homem ocorre em determinado espaço, interferindo assim, no meio ambiente como um todo, com diferentes graus de degradação do próprio meio físico em questão.

Para um ambiente sustentável ou parcialmente sustentável faz-se necessário idéias que mudem a sociedade e o meio ambiente, sem que as mesmas parem ou reduzam os processos de desenvolvimento econômico, social e tecnológico.

Para que o mesmo aconteça é preciso que se haja planejamento participativo, efetivo nos setores da economia que estão ligados direta ou indiretamente ao meio ambiente. E essas idéias hoje se fortalecem em Sud Mennucci, onde hoje podemos levar essa discussão ao âmbito escolar, levando nossos alunos a refletirem ações do seu dia – dia que podem comprometer as futuras gerações.

A IV Conferência Nacional Infanto-juvenil de Meio Ambiente, que foi realizada no Núcleo Municipal, contou com a presença do Gestor ambiental Carlos Baratella, que através de sua palestra pôde esclarecer aos nossos estudantes o comprometimento que nosso município tem com o meio ambiente, A agenda 21, e o selo Verde azul.

Para o encontro a organização foi apoiada pela Equipe Gestora da Diretoria de Ensino de Andradina, representado pelo PCNP de Geografia, Eduardo Mendes, que nos proporcionou o desenvolvimento do projeto em nossa escola EMEF Victor Padilha, sob a orientação da professora de Geografia e interlocutora do projeto, Ângela Maria, que junto com seus alunos e parceiros, vem trabalhando ações para conscientizar e minimizar os impactos ambientais em escala local.

“É preciso rever nossos hábitos e organizar nossas idéias sobre a sustentabilidade do planeta, plantando sonhos e colhendo atitudes”, ressalta a professora.

Parabéns equipe Gestora, alunos, professores e comunidade, por apoiar a causa. 

Download from BIGTheme.net free full premium templates