MEIO AMBIENTE REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A QUEIMADA URBANA

A Divisão de Meio Ambiente, de Sud mennucci, com apoio do Departamento de Comunicação, das Secretarias de Saúde e Educação, desenvolveu uma ação de educação ambiental nesta segunda-feira (3).

A atividade abordou o tema “Foco em Queimada Urbana”, e foi realizada na EMEF José Benigo Gomes, em Bandeirantes do Oeste. O tema, explanado pelo educador ambiental e interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Eng. Agrônomo Lucas Lisboa, propõe sensibilizar os alunos para que conversem em casa com os pais e familiares sobre o problema da prática de queimadas dentro da área urbana, que envolve a limpeza de terrenos baldios, queima de lixo e resíduos, tornando-os assim parceiros na disseminação da informação.

A ação envolveu a apresentação de uma palestra abordando os processos de exploração do meio natural e a prática de queimadas para o desenvolvimento da agropecuária e urbanização, tornando-se ao longo do tempo uma questão cultural. Foram expostas as medidas de prevenção da prática de queimadas, que está diretamente ligada à educação ambiental junto à população, bem como os problemas decorrentes, como a poluição do ar e prejuízo à saúde pública, uma vez que ocasiona problemas respiratórios nas pessoas. Na ocasião, foi entregue aos alunos panfletos sobre a proibição de queimadas e instalado no portão de entrada da Escola, uma grande faixa com os dizeres: “Queimadas. apague essa ideia!”.

Durante a palestra foi apresentado também medidas alternativas para evitar as queimadas urbanas, bem como a destinação correta de diversos tipos de resíduos, como galhos, folhas, lixo doméstico, móveis velhos e restos de madeiras, com ênfase para a prática da coleta seletiva de recicláveis, ao invés da queimada destes resíduos. 
As atividades continuarão durante todo o mês de junho.

Download from BIGTheme.net free full premium templates