PREFEITURA E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZAM CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Prefeitura e a Secretaria de Educação realizaram no dia 02 de Junho, terça-feira, a Conferência Municipal da Educação, onde foi discutido sobre o PME - Plano Municipal de Educação, que visa planejar as estratégias e metas educacionais para os próximos 10 anos do município, e do distrito Bandeirantes D'Oeste.

conf4Após uma breve apresentação do Plano, relatada por Flora Antiqueira, Orientadora Técnica, os participantes presentes foram direcionados em grupos diferentes para discutir as variadas metas instrutivas voltadas à educação e as estratégias que serão realizadas.

As metas sobre Ensino Infantil propõem, até 2016, universalizar a Educação Infantil na pré-escola para crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta em CEIs - Centros de Educação Infantis.
As metas para o Ensino Fundamental são: garantir nove anos de estudos para a população de 6 a 14 anos de idade e que ao menos 95,2% dos discentes concluam o ensino fundamental na idade recomendada.

conf2As estratégias voltadas ao Ensino Médio visam elevar a taxa líquida de matrículas para 85%, o incentivo ao ENEM e à profissionalização. Outras metas discutidas foi a Educação Básica e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltada a população de 4 a 17 anos que possui algum tipo de deficiência ou transtornos globais, garantindo sistema educacional inclusivo com serviços especializados. Outra discussão foi sobre a Alfabetização, Letramento e Ludicidade dispondo-se a alfabetizar todas as crianças de até oito anos no máximo, até o final do 3° ano do ensino fundamental.

Foi apresentada também diferentes estratégias voltadas à Educação em Tempo Integral, visando oferecer tal metodologia de ensino integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas municipais, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. Outro importante aspecto levantado foi em relação à erradicação do analfabetismo absoluto e a redução de analfabetismo funcional. Ampliação das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrada à Educação Profissional.

Participaram da Conferência os vereadores Claudião, Valéria e Pastor Edson, além dos integrantes da Câmara Técnica - representantes de instituições públicas, comissão organizadora, o Secretário Municipal de Educação Luiz Miguel Martins Garcia, a Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Zilda Meira Gomes, o Prefeito Municipal Julio Cesar Gomes e professores. O Presidente da Câmara e demais vereadores justificaram a ausência.

conf1

"Estamos trabalhando em conjunto para reduzir as inúmeras desigualdades educacionais da cidade, e do nosso distrito também. Hoje, temos inúmeros projetos educacionais nas escolas que alavancam a qualidade da Educação e o rendimento dos alunos, de modo a atingir o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)", disse o Secretário da Educação Luiz Miguel.

conf3

Em fala, o Prefeito Municipal Julião agradeceu aos envolvidos na idealização e realização do Plano, e ressaltou a importância de toda sociedade e comunidade escolar nas políticas públicas educacionais do município.

conf6

conf5