PROJETO GURI DE SUD MENNUCCI FARÁ APRESENTAÇÃO PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL DA VOZ

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – celebra o Dia Mundial da Voz com uma série de ações, em 17 polos na região de Araçatuba, entre os dias 10 e 20 de abril.


guriparticipativoAo todo, 820 alunos e alunas de canto coral dos polos Andradina, Lavínia, Clementina, General Salgado, Murutinga do Sul, Santópolis do Aguapeí, Alto Alegre, Avanhandava, Guaraçai, Valparaíso, Bento de Abreu, Brejo Alegre, Jales, Luiziânia, Bilac, Polo Regional Araçatuba e Sud Mennucci participarão das palestras, exclusivas para famílias/responsáveis e alunos e alunas do Projeto. Na segunda parte do programa, os Guris farão apresentações abertas ao público.


Em Sud Mennucci a comemoração ao Dia Mundial da Voz será realizada no dia 20 de abril, quinta-feira, às 14 horas, na EMEF Maria Flávia Galvão Fumagalli, onde terá uma palestra com o Fonoaudiólogo Jorreberson dos Santos Muniz, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que falará sobre a importância e cuidados com a voz e, logo após, os alunos farão apresentações musicais com repertório artístico bastante diversificado.

DIA MUNDIAL DA VOZ

A primeira celebração em homenagem à voz surgiu no Brasil em 1999, mas só ganhou destaque mundial em 2003. Comemorado há 14 anos, o Dia Mundial da Voz é celebrado anualmente no dia 16 de abril e tem o objetivo de disseminar conhecimento, conscientizar e alertar a população para os cuidados de preservação da voz e dos sinais que favorecem o diagnóstico precoce de doenças.


A ação do Dia Mundial da Voz ocorreu no Projeto Guri pela primeira vez em 2015, para que os alunos de canto coral soubessem os cuidados que deveriam ter com suas cordas vocálicas no dia a dia. Desde então, os polos organizam atividades com profissionais da voz (fonoaudiólogo, radialista, cantor ou educador) para falar sobre o tema.
“Em minhas visitas de monitoramento, via alunos (as) gritando nos intervalos entre as aulas, cantando muito forte, cantando com postura corporal inadequada, fazendo competição sonora e infelizmente não dando importância ao que lhes era dito pelos educadores”, explicou Etiene Consolaro, Supervisora Educacional, sobre o período anterior ao Dia Mundial da Voz. “Foi uma maneira que encontrei de estimular, valorizar, divulgar e manter alunos (as) do curso de Canto Coral da Regional Araçatuba. Hoje, vejo melhoras significativas”.


Este ano, os Guris confeccionarão um panfleto, com o registro do que foi aprendido durante as palestras. O mesmo material trará também a letra de uma das músicas do repertório do coral para que o público cante junte.

Download from BIGTheme.net free full premium templates