SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTÁ REALIZANDO TRABALHO DE INTENSIFICAÇÃO PARA A PREVENÇÃO OCULAR

A Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de Estratégia de Saúde da Família, de Sud Mennucci e Bandeirantes D'Oeste, está realizando, desde março de 2017, um trabalho de intensificação para a prevenção da saúde ocular. O projeto irá até o final de abril e está sendo efetuado por 3 equipes, em Sud Mennucci, e uma equipe, em Bandeirantes D'Oeste.

Agentes Comunitários de Saúde estão acompanhando crianças de 1 a 9 anos de idade para a realização de exames clínicos que são monitorados pela Enfermeira Joseane Soares da Trindade, que foi capacitada pelo Centro de Oftalmologia Sanitária de São Paulo para a realização de diagnóstico, tratamento e encaminhamento das formas graves de tracoma.

OLHOS

Segundo informações do Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, tracoma é uma doença inflamatória nos olhos causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, popularmente conhecida como tracoma. Ocorre principalmente em crianças, possui cura fácil, mas necessita de tratamento, pois em muitos casos a enfermidade pode não apresentar sintomas, que são lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, prejudicando a visão.

Os agentes Comunitários de Saúde, que também foram preparados para realizarem a triagem de pacientes com triquíase e baixa acuidade visual, tem o importante papel na prevenção, sendo os principais elos de comunicação e informação entre o sistema de serviço de saúde e a comunidade. Os casos de baixa acuidade visual ou que estão com alterações são encaminhados para o serviço de saúde, que agiliza os procedimentos para o início do tratamento médico.

A triquíase é uma alteração de orientação dos cílios que perdem o direcionamento normal e tendem a tocar a superfície ocular. Pode ser uni ou bilateral, sempre adquirida, que causa irritação persistente e que agrava-se com o piscar. Pode ocorrer isoladamente ou estar associada à cicatrização da margem palpebral como aquela causada pela blefarite crônica, Herpes-zóster oftálmico e tracoma, de acordo com dados da página Oftalmologia Especializada, na internet.

Em 2015, em Sud Mennucci e Bandeirantes D'Oeste, foram notificados 144 casos de pacientes com problemas de baixa acuidade visual. Em 2016 foram registrados 12 casos de tracoma e, em 2017, a Secretaria Municipal de Saúde revelou que há 5 casos de tracoma registrados e 19 casos de triquíase.

Download from BIGTheme.net free full premium templates