PREFEITURA DE SUD MENNUCCI REALIZA ATPF SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA E SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

ATPF18maioGRANDEA Prefeitura Municipal de Sud Mennucci, através da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da Divisão de Assistência Social, realizou na noite de ontem, 18, uma Atividade de Trabalho Pedagógico em Formação (ATPF) para professores, Coordenadores e Diretores da rede municipal de ensino.
A atividade foi realizada na EMEF Prof. Victor Padilha e contou com a presença do Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, Secretário de Educação e da Profa. Kellen Tatiane Frota Gomes, Coordenadora Pedagógica, que alinharam a temática referente à palestra: “A Relação Professor e Aluno na Perspectiva Socioafetiva”, ministrada por Ana Lúcia Barboza, psicóloga da Divisão de Assistência Social, com as alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante do desenvolvimento das competências socioemocionais.

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de orientações que deverão nortear os currículos das escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelecerá direitos e objetivos de aprendizagem, isto é, o que se considera indispensável que todo estudante saiba após completar a Educação Básica. Fará isso estabelecendo os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as escolas, assim como as competências e as habilidades que deverão ser adquiridas pelos alunos.

“Na atualidade, a escola depara-se com demandas que vão muito além dos conteúdos programáticos, como por exemplo, o jogo da baleia azul, suicídio, dificuldades da função protetiva familiar e o avanço tecnológicos. Estas demandas são frutos de mudanças sociais e, a partir das alterações na BNCC, faz-se inadiável que o professor aprimore as suas competências socioemocionais para transformar-se num gestor de projetos de vida em detrimento a um mero transmissor de conhecimentos aos seus alunos, de modo a promover habilidades que estimularão atitudes e decisões que impactarão nas melhorias na construção das gerações futuras”, disse a Psicóloga.

De antemão os professores de Educação Física, Diego e Evandro, realizaram um alongamento físico preparando a dualidade “corpo e mente” para a proposta metodológica da formação.

A psicóloga Ana Lúcia realizou, ainda, um brainstorming (chuva de ideias, traduzindo do inglês), dinâmica de grupo e explanação de slides, facilitando, com isso, a participação efetiva de todos os presentes, transformando o momento em aprendizagens e trocas de experiências.

Download from BIGTheme.net free full premium templates