FROTA MUNICIPAL PASSA POR INSPEÇÃO DO CONTROLE DE FUMAÇA PRETA

selo verde versão final 01A frota de veículos e máquinas movidas a diesel da Prefeitura Municipal de Sud Mennucci está passando por inspeção do controle de fumaça preta, realizada pelo Setor de Meio Ambiente e Turismo, que certifica os veículos que não estiverem emitindo gás poluente, com o adesivo “Selo Verde”.

A fumaça emitida pelo escapamento dos veículos a diesel passa por inspeção de medição colorimétrica de densidade da fumaça, constituída de seis padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto da Escala Gráfica de Ringelmann. Quando o resultado fica próximo da cor preta, é sinal que o veículo não está adequado.
Os veículos ou máquinas que apresentarem emissão de fumaça em desconformidade com os padrões legais serão encaminhados para a manutenção e regulagens necessárias. As inspeções ocorrerão a cada semestre, e visa evitar a poluição do ar no município.

O controle da emissão de fumaça preta dos veículos em circulação atende a Legislação Ambiental em vigor, em especial à Lei Municipal nº 1977/2009, regulamentada pelo Decreto nº 1736/2012.

A inspeção de fumaça preta atende, ainda, ao protocolo firmado entre o município de Sud Mennucci e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município Verde Azul.

7e561dda 9c7d 4bed a645 81668a235fe3

Dicas sustentáveis:

► Mantenha seu veículo regulado de acordo com as especificações do fabricante. Além de reduzir a poluição, você prolonga a vida do motor e economiza combustível;

► Evite transitar por vias congestionadas, procurando, sempre que possível, caminhos alternativos. O anda-pára do trânsito congestionado aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes;

►Procure utilizar meios de transporte coletivo, sempre que possível.
►Se o seu veículo utiliza diesel, mantenha o sistema de injeção de combustível regulado, conforme especificação do fabricante;

►Quando parado no tráfego, não acelere seu veículo desnecessariamente. Acelerando, você aumenta a emissão dos poluentes;

►Observe o período de troca do(s) filtro(s) de ar. Filtro sujo aumenta o consumo de combustível e o veículo polui mais.