SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE O CÂNCER DE MAMA NA ESCOLA CÍCERO CASTILHO CUNHA

Em apoio e promoção de atividades alusivas ao “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de despertar nas mulheres a importância de cuidar de sua saúde, em especial sobre a questão do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no mês de outubro, ações e atividades de conscientização, entre elas, palestra para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Cícero Castilho Cunha.

O objetivo foi promover o autoconhecimento da fisiologia da mama, incentivar precocemente a adolescente a fazer o autoexame e tornar os alunos multiplicadores de conhecimento na comunidade.
Na ocasião houve o esclarecimento das dúvidas, explicações de casos em que é indicada a mamografia, importância do exame ginecológico preventivo de câncer de colo uterino e dos testes rápidos, como, HIV/ SIFILIS/ HEPATITES B, E e C.

Para a enfermeira e palestrante, Joseane Soares da Trindade, “estas ações representam um papel importante na difusão da informação. Os alunos são sempre muito participativos, questionares e levantam boas discussões que possibilitam o aprofundamento do tema”, e complementou ressaltando que há uma programação sendo estruturada para o “Novembro Azul – mês de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, “é preciso criar uma cultura no público masculino sobre a importância de consultas médicas periódicas, estes ainda veem com olhos discriminatórios os exames.
A coordenação da escola já se mostrou participativa, e abriu espaço para tratar o tema e outros relevantes, como AIDS/DSTs.

911d6d29-f18a-4847-8569-cb8f95bb1464.jpg

fe38139d-9220-4b0a-bf3c-3e1975d36556.jpg

Download from BIGTheme.net free full premium templates