AÇÚCAR, SAL E ÓLEO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA PARA ORIENTAR AOS MORADORES SOBRE OS MALEFÍCIOS DESSES ALIMENTOS

Que o açúcar, óleo e o sal em excesso fazem mal a saúde, todos nós já sabemos, mas, qual é de fato a quantidade desses ingredientes nos alimentos do nosso dia-a-dia?

mesa de alimentos 8

 

E foi a essa pergunta que a nutricionista do município, Fernanda Rocha, estava encarregada de responder. Sob a organização da enfermeira Joseane Soares da Trindade, aconteceu na UBS de Sud Mennucci/SP, uma dinâmica com alguns moradores para que pudessem tentar adivinhar as quantidades desses “vilões” em alimentos que são consumidos rotineiramente.

 

 

mesa de alimentos 1Uma mesa “farta” com alimentos industrializados foi montada. O participante tinha a missão de selecionar um produto e posteriormente escolher uma quantidade de sal, outra de óleo e de açúcar entre os vários expostos, que eles acreditassem haver na composição daquele alimento, e então, apresentar aos demais.

Para a surpresa de muitos, quase sempre, a quantidade que eles escolhiam era muito inferior a que realmente havia embutido no produto. Uma pipoca de micro-ondas, por exemplo, há cerca de 47,2g de açúcares, 24,8g de gorduras trans e 1532mg de sódio. Numa alimentação ideal, a quantidade de sal por dia é de apenas de 2 gramas. (Fonte: Organização Mundial da Saúde)

mesa de alimentos 6

 

Para a agente comunitária de saúde, que além de participar da palestra, colaborou também para a organização, Marli Barbosa Santiago, trabalhar neste projeto mostrou a ela o quanto consumimos alimentos que fazem mal a nossa saúde sem nos darmos conta disto, pois, quase sempre estão disfarçados atrás de embalagens atrativas aos olhos e persuasivos comerciais de TV.

 

 

mesa de alimentos 3

 

 

Na ocasião participaram também o Dr. Marcos César Capoia, a Auxiliar de Enfermagem, Sra. Miriam Canhet Paterno e as Agentes Comunitárias de Saúde, Sras. Ana Karolina de Souza Nascimento, Marli Barboza Santiago, Jarlene Santos Oliveira e Ivete Aparecida de Mesquita.

 

 

 

mesa de alimentos 7

 

 

 

Para finalizar, houve a degustação de alimentos tidos como saudáveis, aos presentes foi servido: iogurte caseiro com banana e aveia, “cookies” de cacau, uvas passas, farelo de trigo e adoçado somente com adoçante a base de stevia.

 

 

 

 Esta ação foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde e possui como principal objetivo chamar a atenção para os alimentos que ingerimos. A seguir, uma lista com alguns alimentos comuns do cotidiano da maioria das pessoas:

BOLACHA SALGADA DO TIPO INTEGRAL

Quantidade: 01 un.

Açúcar: 13,7g

Gorduras Trans: 3,4g

Sódio: 55mg

BARRA DE CEREAIS

Quantidade: 01 un.

Açúcar: 13,4g

Gorduras Trans: 3,7g

Sódio: 11mg

 LEITE CONDENSADO

Quantidade: 01 un.

Açúcar: 237g

Gorduras Trans: 29,62g

Sódio: 533,25mg

CERVEJA

Quantidade: 01 lata

Açúcar: 9,1g

Gordura trans: ##

Sódio: 8mg

CALDO KNOR

Quantidade: 01 cubo

Açúcar: 1,8g

Gordura Trans: 2g

Sódio: 1818mg

Download from BIGTheme.net free full premium templates