PREFEITURA DE SUD MENNUCCI REALIZA "DIA D" MOBILIZAÇÃO SOBRE O COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

combatecombateA Prefeitura Municipal de Sud Mennucci, por intermédio da Divisão de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social, e com o apoio dos demais setores públicos municipais, realizou na última sexta-feira, 18 de maio, o "Dia D mobilização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, funcionários públicos, como Assistentes Sociais, Psicólogos, Conselheiros Tutelares, entre outros profissionais, orientaram os munícipes da cidade e distrito, nas ruas, com dicas sobre proteção de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de um processo de socialização e educação com direitos e respeito. Os funcionários também divulgaram o número do Disque Denúncia.

A violência sexual é a violação dos direitos sexuais, pois abusa e explora do corpo e da sexualidade, seja por força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A denúncia de um abuso ou exploração sexual contra criança e/ou adolescente pode ser feita ao conselho tutelar, delegacias especializadas ou comum, disque denúncias locais ou disque federal, polícia militar ou polícia rodoviária federal.

Também no dia 18, a Secretaria de Educação promoveu, com as diretoras das unidades escolares, reuniões para orientação sobre as definições de violência sexual, abuso e exploração, manejos para identificação de possíveis vítimas, prevenção e denúncia onde, posteriormente, serão replicadoras da campanha, repassando a mensagem aos professores, funcionários da unidades escolares e pais.

Durante o passeio no Barco Odisséia, que estava em Sud Mennucci, interlocutores da campanha falaram sobre o alto índice de exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas federais brasileiras e sobre o combate ao turismo sexual. "Segundo o Ministério dos Diretos Humanos, existem cerca de 2.000 pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais, e muitos destes pontos estão próximos das cidades turísticas e cidades de interesse turístico", disse um dos interlocutores.

Para denunciar Disque Direitos Humanos - Número 100 ou o Disque Denúncia, 181.

Para mais fotos acesse oFacebook da Prefeitura Municipal de Sud Mennucci