Quem Foi Sud Mennucci

Foto Sud MennucciSud Mennucci, nasceu na cidade de Piracicaba em 20 de janeiro de 1892. Foi educador, geógrafo, sociólogo, jornalista e escritor. O nome da cidade é uma homenagem ao professor que foi um defensor ferrenho dos direitos dos professores e da melhoria da qualidade de ensino no país. Ele não tinha nenhum vínculo com a cidade e o antigo distrito de Pereira Barreto, que até a emancipação era conhecido como Pioneiros, recebeu o nome de Sud Mennucci por indicação de um político do Estado de São Paulo.

Em 1910 iniciou sua carreira no magistério, lecionando numa escola rural, e entre 1913 e 1914 reorganizou as Escolas de Aprendizes de Marinheiros de Belém do Pará, atuou como professor público em Porto Ferreira e fundou o Ginásio Paulistano, na capital.

No ano de 1920, comandou o recenseamento escolar em São Paulo, a partir do qual foi possível localizar os núcleos de analfabetismo do Estado e dividir o território paulista em quinze delegacias regionais de ensino. Em seguida, assumiu a Chefia da Delegacia Regional de Ensino de Campinas.

Entre 1925 e 1931, Sud Mennucci iniciou sua carreira como redator e crítico literário do jornal O Estado de S.Paulo. No mesmo ano, ele assumiu a Diretoria-Geral de Ensino de São Paulo.

Entre suas atividades na administração do sistema paulista e como jornalista e escritor, Sud destacou-se no comando do Centro do Professorado Paulista, criado em 1930, e que atualmente é uma das principais associações docentes de São Paulo.

lém de ter participado da Fundação do Centro, Mennucci presidiu a entidade entre 1933 e 1948. Entre os vários livros publicados, um dos maiores destaques, foi o livro A Crise Brasileira de Educação, alcançando o prêmio da Academia Brasileira de Educação

Download from BIGTheme.net free full premium templates